O que é o corte a laser?
O corte a laser é uma tecnologia que permite que metais e alguns materiais não metálicos sejam cortados com extrema precisão, se necessário. O diâmetro do feixe de laser é tipicamente entre 0,1 mm e 0,3 mm com uma potência de 1-3 kW, a potência é ajustada dependendo do tipo de material a ser cortado e da espessura do material. Potências de laser de até 6kW são necessárias para cortar um material refletivo como o alumínio.
Tipos de corte a laser
Dependendo da aplicação do cortador a laser, uma seleção de gases diferentes é usada em conjunto com o corte. Para mandrilamento geral, corte e gravação, normalmente o Co2 é usado. Se forem usados pulsos de laser de alta potência, então o gás neodímio (Nd) é necessário, esta configuração é principalmente associada à perfuração. Para um feixe de ítrio-alumínio-granada (Nd-YAG) de feixe de alta potência constante neodímio é usado.
O corte a laser gasoso usa uma corrente elétrica bombeada através do gás, o que confere ao laser suas propriedades de corte, mas isso foi revisado recentemente e agora a energia RF é preferida, pois esse método não requer o uso de eletrodos como a corrente CC.
O que é que isso pode fazer?
O corte laser pode cortar uma ampla gama de materiais diferentes, podendo variar de acrílico, madeira, papel e núcleo de espuma a alto carbono e aços inoxidáveis. O corte a laser não é mais adequado para metais como alumínio e ligas de cobre propriedades reflexivas condutivas e de luz, estes materiais requerem o uso de um laser mais potente. Os cortadores a laser são geralmente mais adequados para materiais finos de <12 mm, mas podem cortar materiais em torno de 25 mm.
Vantagens
Contaminação de materiais enquanto o corte a laser é reduzido, pois não há contato físico real entre o metal e o cortador.
O corte a laser tem grande precisão, pois o laser pode ser focado em pontos muito pequenos e pode ser controlado por computador com grande precisão, também não há desgaste em um laser enquanto ele está cortando, como ocorre com métodos mais convencionais, como fresagem.
Há uma chance reduzida de deformar o material quando o corte a laser gera apenas uma pequena área de calor quando comparado ao corte a plasma ou oxicorte.O corte a laser é mais eficiente do que o corte a plasma, quando consideramos qualidade de corte e precisão de corte.
Nenhuma força mecânica é aplicada, portanto, nenhum dano físico pode ocorrer.